segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Alexandra Cabeçadas, Arsénio Nunes Aníbal - Aprender com a Vida: retratos e trajectórias de adultos portugueses pouco escolarizados

Resumo

Ao longo da vida dos indivíduos, vários agentes sociais desempenham, além da instituição escolar, um papel educativo, mais ou menos significativo.
A sociologia da educação tem à sua disposição enquanto objectos de estudo, os processos de aprendizagem e de aquisição de competências em que se encontram envolvidos e implicados os actores sociais ao longo de toda a sua trajectória de vida, em diferentes e múltiplos contextos sociais.
É no sentido da compreensão do papel desses outros agentes educativos e da forma como se processa a aprendizagem e a aquisição de competências nesses outros contextos educativos, que me proponho apresentar nesta comunicação o ponto de situação actual da minha dissertação de doutoramento, dividindo-a em 3 partes:

1) Desenvolvimentos teóricos, em sociologia, sobre:
- Literacia (explicitação da importância acrescida da Literacia nas sociedades contemporâneas);
- Aprendizagem e cognição (apresentação de teorias sobre os processos cognitivos associados às competências de literacia);
- Leitura e escrita como instrumentos de reflexividade e de ruptura com o sentido prático;
- Aprendizagem narrativa (abordagem dos efeitos transformadores da escrita sobre a própria vida: Projecto “Learning lives”).

2) Explicitação da questão central da investigação
Os resultados de estudos nacionais e internacionais de literacia evidenciam o défice de competências de literacia da população portuguesa. E permitem compreender que esse défice se deve sobretudo à reduzida escolarização média da população, sendo que essa relação entre literacia e escolaridade é especialmente gravosa para o nosso país. Existem, no entanto, excepções, singularidades. Esta regularidade social tão evidente foi “furada” por alguns indivíduos que, apresentam um perfil de literacia elevado, apesar de terem frequentado a escola durante um número muito reduzido de anos.
Considerando como relevante e válida a compreensão da realidade e das regularidades sociais a partir do seu confronto com as singularidades, o enfoque da pesquisa foi colocado nestes casos singulares/excepções estatísticas, pretendendo-se conhecer detalhadamente os percursos biográficos dos adultos com desempenhos excepcionais nos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências.

3) Estratégia metodológica adoptada e resultados provisórios
Na 3ª parte da comunicação, explicitarei as opções feitas em termos metodológicos: a construção da amostra, a opção pela abordagem biográfica (interlocuções/entrevistas e análise dos Portefólios Reflexivos de Aprendizagens dos indivíduos seleccionados). Prevê-se ainda a apresentação dos resultados preliminares das primeiras entrevistas e da respectiva análise de Portefólios.

Artigo

http://feupload.fe.up.pt/get/6BJV3R4gLNXVtro

Sem comentários:

Enviar um comentário