segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Geraldiny Malaguti Caldeira - A Politécnica como princípio pedagógico

Resumo

O objetivo do presente artigo é apresentar a experiência de uma escola guiada pelos princípios da politecnia associada à pedagogia de projetos e a interdisciplinaridade. O Instituto Politécnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O Instituto Politécnico se localiza na cidade de Cabo Frio, Região dos Lagos, a 155 quilômetros da capital do Estado. É uma das cidades que recebe os royalties da extração de Petróleo. Apresenta disparidade entre seus habitantes e território, sendo este constituído por exploração da especulação imobiliária nas áreas de entorno das praias, contando com inúmeros equipamentos urbanos, deixando outras partes da cidade descoberta.
É sob este contexto que o Instituto se destina desenvolver suas atividades educativas, através da pedagogia de projetos, com a orientação política de envolver os educandos, oriundos de qualquer camada social, ao contexto escolar. Assim, a orientação pedagógica se baseia no conceito de politecnia do cientista político Antonio Gramsci: “... a escola única inicial cultural geral, humanista, formativa, que equilibre equânimemente o desenvolvimento da capacidade de trabalhar manualmente (tecnicamente) e o desenvolvimento das capacidades de trabalhão intelectual.” (GRAMSCI,1932.p.118)
Sob esses pensamentos que a equipe de Relações Sociais, composta por profissionais das Ciências Sociais, elaborou e pôs em prática uma atividade relativa aos principais pensadores da Ciência Política – Montesquieu, Hobbes, Locke e Rousseau – com o objetivo de que os educandos pudessem se apropriar, mesmo que de forma relativa, do conteúdo produzido por esses.
A atividade contou com a participação de toda a equipe mencionada. Como recursos, foram utilizados: a pesquisa sobre a obra dos autores, oficinas de interpretação de teatro e, por fim, elaboração de esquetes pelos educandos sobre a obra de um dos autores. A produção final contou também com trabalho escrito pelos educandos e gravação das esquetes encenadas por eles.

Artigo

http://feupload.fe.up.pt/get/6jkjYjrKiLIN5hb

Sem comentários:

Enviar um comentário