segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Ângela Matos, Carlos Manuel Gonçalves, Mónica Santos, Patrícia Amaral - Orientação vocacional e trajectos escolares e profissionais

Resumo

Na presente comunicação pretendemos expor os principais resultados de um projecto de investigação sobre as condições e os processos de orientação vocacional dos finalistas do ensino secundário em Portugal. Partindo-se, num primeiro momento, da análise conceptual da orientação vocacional, procuramos identificar as principais diferenças, quer em termos de objectivos, quer em termos de operacionalizações, entre as recomendações internacionais, de organismos como a OCDE e a CEDEFOP, e a realidade nacional, concretizada nos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO). Num segundo momento, procuramos compreender os significados subjacentes às escolhas e estratégias dos alunos face ao seu futuro e qual o papel e a importância dos SPOs neste processo, tendo presente os resultados de entrevistas exploratórias e de inquéritos realizados aos principais actores envolvidos: directores de escola, técnicos dos SPO e alunos finalistas do ensino secundário.

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