segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sara Filipa Loureiro Silva Moreira de Sousa, Sofia Marques da Silva - Narrativas Biográficas de Mulheres e Raparigas surdas: reconhecer diferentes trajectórias escolares

Resumo

O objectivo desta comunicação é discutir diferentes percursos escolares de mulheres e raparigas surdas, dando a conhecer as suas experiências, nomeadamente de desigualdades, num mundo maioritariamente ouvinte. Através de narrativas biográficas procuramos problematizar aspectos da educação de surdas/os de diferentes gerações, e compreender as suas realidades enquanto sujeitos educativos marcados por uma especificidade: a surdez. Deste modo, é a partir da sua “condição” enquanto mulheres surdas, e através das suas próprias ‘vozes’ e gestos, que iremos perceber em que encruzilhada se encontra a educação das/os surdas/os (Skliar, 1998). Se as lutas protagonizadas pelo movimento feminista pela igualdade de oportunidades para todas/os se revelam importantes para a sociedade em geral, e para as mulheres em particular, a verdade é que nem sempre os efeitos das lutas chegaram a todas as mulheres. Pode dizer-se que no âmbito dos Estudos Feministas e Estudos Sobre as Mulheres pouca atenção tem sido dada à questão das mulheres surdas (Moreira, 1998; Robinson, 2006). Mais especificamente, os Estudos Surdos em Educação [Skliar (1997), Sim-Sim (2005), Barnartt (2006)] têm, contudo, procurado contribuir para a construção de um saber em torno das experiências e percursos educativos de mulheres surdas no âmbito do que têm sido as várias correntes educativas para a surdez (referimo-nos ao oralismo, gestualismo e, mais recentemente, bilinguismo). A passagem duma perspectiva clínico-terapêutica para a sócio-antropológica tem alterado a visão que a sociedade tem das/os surdas/os, enquanto deficientes e doentes, para uma outra visão que considera que as pessoas surdas fazem parte de uma comunidade que é diferente e que deve ser respeitada (Coelho, 2007; Santana, 2007). Parte-se, então, de uma perspectiva educativa, recorre-se às narrativas biográficas com o intuito de produzir uma epistemologia da escuta activa.

Artigo

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