segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Luísa Saavedra, Telma Loureiro, Ana Daniela Silva, Liliana Faria, Alexandra Araújo, Sara Ferreira, Cristina Vieira, Maria do Céu Taveira - Diferentes olhares (de raparigas) sobre o mundo dos homens: escolher ou não escolher as engenharias

Resumo

Apesar da presença acentuada das mulheres no Ensino Superior Português, um número elevado de raparigas continua a não escolher sistematicamente determinados ramos da Engenharia e das Ciências, o que tem conduzido à realização de vários estudos na tentativa de encontrar explicações para este fenómeno. Neste sentido, o objectivo deste estudo é identificar as causas que levam as raparigas/mulheres a escolher ou evitar cursos ligados a estas áreas. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas a 102 participantes, desde o Ensino Básico a mulheres inseridas no mercado de trabalho. Para a análise destas entrevistas recorremos à Análise Temática do Discurso. Os resultados evidenciaram que as raparigas que escolhem ou que ponderam seguir estas áreas, apontam como causas, o gosto pela Física e Matemática, o facto de serem áreas com muitas saídas profissionais, existir na sua família pessoas ligadas a estas áreas, não conseguirem entrar no curso que gostariam e terem preferência por ambientes frequentados maioritariamente por homens. Em contrapartida, o facto de existir muitos rapazes/homens nestas áreas, reconhecerem a existência de discriminação nas escolas e no mercado de trabalho (salários mais baixos e dificuldades na contratação), falta de apoio familiar, e a necessidade das mulheres terem que provar a sua competência aos outros nesses meios, parecem ser as principais causas de evitamento destas áreas. A discussão destes resultados salienta como a diferente forma de olhar este mundo eminentemente masculino (de forma positiva ou negativa) pode promover uma aproximação ou afastamento do mesmo, em termos profissionais no futuro.

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