Resumo
Inseridos na Iniciativa Novas Oportunidades, na última década os Cursos de Educação e Formação de Adultos – EFA - têm envolvido milhares de adultos que vêem nesta oferta formativa uma possibilidade de (re)reconstruir percursos e reconhecer competências adquiridas ao longo da vida.
A presente comunicação insere-se num projecto de doutoramento onde se pretende perceber impacto da Iniciativa Novas Oportunidades nas trajectórias de vida de imigrantes com baixas qualificações escolares e profissionais, que adquiriram uma dupla certificação – escolar e profissional - em cursos EFA. Pretende-se compreender as mudanças e os impactos resultantes da frequência e certificação num curso EFA nas suas trajectórias de vida, nas dimensões pessoal, social e profissional. Concretamente, trata-se de analisar os impactos daquilo que designámos como experiência EFA.
Num primeiro momento, conta-se apresentar as especificidades de um modelo formativo assente em metodologias qualitativas, dando conta das diferentes fases de implementação dos cursos EFA para, num segundo momento, a partir de dados estatísticos disponibilizados pela Agência Nacional para Qualificação, perceber quem são os adultos envolvidos nestes percursos formativos.
Artigo
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