Resumo
Pretende-se com este trabalho de investigação perceber qual a importância que o conhecimento histórico pode ter nas áreas científico-curriculares do Conhecimento do Mundo (na Educação Pré-Escolar) e no Estudo do Meio Social (1º Ciclo do Ensino Básico). Esta etapa inicial do processo de Educação Básica reveste-se de grande significado na formação pessoal e social do indivíduo, pelo que importa fazer um levantamento do que já se tem trabalhado nesta área e das enormes potencialidades que o futuro encerra.
É importante que criança comece a desenvolver a noção de tempo, de pertença a uma comunidade com práticas culturais próprias (senso de identidade local/regional/nacional e universal), que perceba a importância da preservação do património histórico e cultural, bem como os primeiros rudimentos de cidadania activa e de historicidade da localidade ou, mesmo, nacionalidade.
Este trabalho baseia-se em alguns estudos de caso desenvolvidos no concelho de Viana do Castelo através do trabalho de prática pedagógica realizado pelos estagiários das antigas Licenciaturas (Pré-Bolonha) de Educação Básica, Professores de 1º ciclo do ensino básico e, mais recentemente, do curso de Educação Básica. É, portanto, um estudo de índole teórico-prática, que procura abrir pontes para o aprofundamento destas temáticas e lançar o debate que deverá envolver académicos, educadores, agentes educativos, estudantes e toda a sociedade educativa.
Artigo
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