segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

João Sebastião, Joana Campos, Sara Merlini - Contextos escolares e violência: uma análise comparada das determinantes organizacionais, formas de regulação e prevenção

Resumo

A ideia de que a violência na escola é um fenómeno recente e causado por factores exteriores tem fortalecido as concepções que consideram que estas não têm sido capazes de definir estratégias eficazes de regulação da violência na vida escolar. Procurando compreender que factores favorecem ou bloqueiam tais estratégias e mecanismos, apresentamos, nesta comunicação, os resultados de um estudo de caso desenvolvido pelos autores no âmbito do Observatório de Segurança Escolar.
Tendo como ponto de partida os dados estatísticos nacionais sobre os incidentes de violência nas escolas, realizámos uma análise comparativa em duas escolas contrastantes, quer do ponto de vista das situações de conflito, quer do meio social envolvente. Analiticamente foram consideradas duas dimensões convergentes nos processos de prevenção e intervenção: as orientações para a acção organizacional e a acção organizacional em si mesma.
Esta investigação permitiu realçar a centralidade de alguns factores como: a liderança e coordenação organizacional, a definição e modos de apropriação interna das estratégias de regulação e, ainda, os de mecanismos e práticas efectivos de resposta às situações de violência.

Artigo


http://feupload.fe.up.pt/get/UJlsojD1lBFEJiT

Sem comentários:

Enviar um comentário