segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Deolinda Araújo, Elisabete Ferreira, José Alberto Correia - Sentidos em construção: vozes e olhares dos professores em territórios educativos de intervenção prioritária (TEIP)

Resumo

A comunicação que se apresenta resulta de um estudo etnográfico que vimos desenvolvendo em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), debruça-se sobre fenómenos de exclusão social e programas de inserção concebidos como dispositivos de integração e inclusão dos grupos em situação de fragilidade ou mesmo ruptura social.
É objectivo central deste estudo compreender as potencialidades e as possibilidades educativas que estes dispositivos promovem, bem como o seu contributo para o desenvolvimento e o combate à exclusão, considerando, nomeadamente, as produções cognitivas e relacionais destes dispositivos.
Pretende-se, compreender as subjectividades dos participantes, o que exige perceber as acções, relações e comunicações que ocorrem entre estas pessoas e os contributos para a sua formação identitária e profissional. O que equivale a dizer que nos importa escutar as narrativas dos sujeitos enquanto se descobrem na forma como se contam.
Nesta comunicação daremos conta do enquadramento teórico disponível e em construção no decurso desta investigação. Porém, é a voz e os olhares dos agentes educativos destes territórios, especialmente dos professores, de que aqui faremos eco, considerando a forma como olham, interpretam e sentem o trabalho educativo, como se tecem sentidos e entendimentos.
Apresentaremos os resultados parciais da análise do material empírico, nomeadamente o recolhido através de grupos de discussão focalizados, sobre os entendimentos que os professores conferem ao seu trabalho educativo face à concepção, desenvolvimento e avaliação do PE TEIP com o intuito de esclarecer e fomentar dinâmicas cooperativas e reflexivas entre comunidades de professores que trabalham com jovens nas margens dos tecidos sociais.

Sem comentários:

Enviar um comentário