segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Luísa Veloso, Daniela Craveiro, Telma Caixeirinho - Avaliação externa e organizações escolares

Resumo

A comunicação proposta visa reflectir sobre alguns dos reflexos de uma das medidas de política educativa – a avaliação externa – nas escolas de três regiões portuguesas: Alentejo, Algarve e Lisboa e Vale do Tejo. A partir dos relatórios de avaliação externa, foi efectuada uma análise multivariada que permitiu tipificar as escolas em “inovadoras”, “tradicionais” e “difusas”. A análise de algumas das características das escolas das três regiões e dos respectivos resultados escolares permite concluir que a diferenciação das organizações escolares tem como dimensões-chave as dinâmicas de participação na comunidade educativa e a oferta de ensino. Estas têm uma distribuição territorial não homogénea. A sua diferenciação territorial é visível, não a partir das 3 regiões, mas de uma tipificação desagregada ao nível das freguesias (urbanas, semi-urbanas e rurais). As organizações escolares tradicionais são relativamente mais incidentes em freguesias rurais e mais de metade das organizações escolares inovadoras localizam-se em freguesias urbanas. Com base nesta tipificação, foram seleccionadas 20 escolas e entrevistados os Director da Escola e Presidente do Conselho Geral. Propõe-se, num primeiro momento, apresentar os resultados da análise multivariada que permitiu chegar à tipificação das organizações escolares, discutindo as variáveis discriminantes e, num segundo momento, para cada um dos três tipos de organizações escolares, aprofundar o caso de uma escola.
A articulação aparentemente paradoxal entre o efeito homogeneizador das medidas de política educativa e as diferenciações territoriais das organizações escolares são os dois eixos que propomos debater.

Artigo

http://feupload.fe.up.pt/get/rISsrNJJCODBiI8

Sem comentários:

Enviar um comentário