segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Margarida Quintela Martins, Belén Rando, César Madureira - Actividades de Enriquecimento Curricular das Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico – Estudos de Caso em Lisboa e Porto

Resumo

As Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) surgiram em 2006 no contexto de uma nova política educacional que procurava aprofundar o desenvolvimento das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, assim como responder às necessidades de conciliação, por parte das famílias, entre o horário de trabalho e o horário das crianças na escola.
O estudo levado a cabo por Madureira et al. (2008), no Concelho de Oeiras, revelou que as AEC iam ao encontro de algumas das necessidades e expectativas das famílias, permitindo maior igualdade no acesso das crianças a actividades extra lectivas.
Na sequência da investigação referida, e com o intuito de auscultar também as possibilidades de uma Escola a Tempo Inteiro, um ano mais tarde foi desenvolvido o estudo objecto da presente comunicação. Neste último, foram efectuadas entrevistas semi-dirigidas a representantes das escolas/agrupamentos, das associações de pais e das autarquias de quatro escolas de Lisboa e do Porto. Também, se levou a cabo um inquérito por questionário aos encarregados de educação.
Os resultados revelaram alguns aspectos positivos, mas também algumas fragilidades. Por um lado, uma forte adesão às AEC e a percepção de estas actividades como úteis para o desenvolvimento das crianças e como essenciais num processo de conciliação entre trabalho e família. Por outro lado, a necessidade de introduzir melhorias no que diz respeito aos espaços, ao rocesso de selecção de professores/monitores e à informação fornecida às famílias, evidenciando-se a necessidade de uma maior articulação entre os diversos actores (famílias, escola, autarquias e associações de pais). Por último, a ausência de um consenso alargado entre as partes relativamente à responsabilidade que a escola deva ter na criação, a nível gratuito, de períodos de ocupação dos tempos das crianças para além dos períodos lectivos e de AEC, poderá exigir a necessidade de reequacionar o conceito de Escola a Tempo Inteiro.

Artigo

http://feupload.fe.up.pt/get/DWxB72KeGXUz2CB

Sem comentários:

Enviar um comentário