segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Jorge Almeida - Capital Social e resultados escolares: a importância da participação dos pais

Resumo

Esta apresentação aborda a importância do Capital Social como recurso mobilizável pela comunidade educativa – professores, pais, alunos, funcionários – para aumentar o grau de sucesso escolar dos alunos.
Efectua-se uma rápida revisão da literatura desta temática dando particular ênfase aos trabalhos pioneiros de James S. Coleman, nomeadamente aos seus estudos sobre a Educação. Destacaremos a importância das redes fechadas na criação de normas e hábitos favoráveis ao estudo e à obtenção de conhecimentos.
Reflecte-se sobre os níveis de capital Social exibidos pela sociedade portuguesa e o seu posicionamento no contexto europeu e internacional, procurando-se inquirir sobre a relação entre Capital Social e nível educacional.
Vários estudos internacionais caracterizam o nosso país como tendo um Capital Social diminuto, em que a Confiança dos cidadãos uns nos outros e nas instituições é baixo, em que o gregarismo e o associativismo são reduzidos.
Comparamos os níveis de Capital Social com os resultados dos estudo PISA (Program for International Student Assessment) e concluiremos que países com níveis baixos de Capital Social tendem a ter menores resultados escolares do que os países com níveis de Capital Social mais elevados.
Por último listam-se algumas ideias que poderiam contribuir para o desenvolvimento do Capital Social nas escolas portuguesas.

Artigo

http://feupload.fe.up.pt/get/Qa0UDpNRdhVhMQM

Sem comentários:

Enviar um comentário