segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Marta Vale, Sofia Marques da Silva - "Jovens e Escola na Zona Histórica do Porto”: de um tempo escolar desvalorizado a um tempo e espaço de lazer

Resumo

Esta apresentação tem como ponto de partida um estudo de carácter etnográfico realizado com jovens que vivem e frequentam uma escola EB2,3 na Zona Histórica do Porto. Este estudo reconheceu diversos circuitos juvenis que assumem um papel fundamental no decurso da investigação, tendo sido através da análise dos mesmos que foi possível identificar os espaços e os tempos de diferente natureza que atravessam a(s) juventude(s). Foi possível compreender os significados que os/as jovens atribuem a esses mesmos espaços, significados esses atravessados por relações de classe social, de etnia e de género. Nesta comunicação centraremos a nossa atenção no lugar que o espaço escolar ocupa no desenho dos circuitos juvenis.
A escola apresenta-se como um espaço dedicado à educação formal sendo o tempo escolar um dos principais organizadores dos tempos juvenis. Apesar do espaço escolar ser marcado por um tempo também essencialmente escolar, no seu interior podemos encontrar tempos não escolares e que contradizem as lógicas de organização do tempo. Os intervalos ou os “furos”, podem ser espaços intermédios de produção cultural e que integram de forma significativa alguns percursos juvenis, nomeadamente os femininos. Neste estudo foi possível encontrar diferentes posicionamentos do espaço escolar em diferentes circuitos juvenis e que se organizam de acordo com um mapa de oportunidades que os/as jovens têm e que organizam o acesso a outros espaços. Assim, pode constatar-se a existência de circuitos circunscritos, controlados e marcados por desigualdades pelo facto de serem raparigas, surgindo a escola como um espaço de oportunidades ao nível do lazer. Constatou-se, igualmente, que para algumas raparigas e para os rapazes a escola é um espaço periférico vivido e experienciado “da melhor forma” que podem pois existem outros espaços que são centrais e onde fazem os seus grandes investimentos.

Artigo


http://feupload.fe.up.pt/get/0aM9DkRmPGLOCqf

Sem comentários:

Enviar um comentário