segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Marco Trigo, Susana Batista - Das directivas político-normativas aos seus modos de apropriação: para uma análise da relação escola/ comunidade nos discursos dos agentes escolares

Resumo

A importância atribuída à autonomia das instituições escolares, ao papel da comunidade envolvente e às parcerias estabelecidas entre essas duas esferas tem-se intensificado na legislação e discurso político. Este enquadramento apresenta para as escolas diversos desafios organizacionais e de gestão de recursos. Sabendo, porém, que o modo como estas directivas são apropriadas pode diferir segundo os actores em causa, os contextos e os constrangimentos associados, propomos um olhar sobre os discursos produzidos sobre estas questões.
Centrar-nos-emos numa análise de 30 Projectos Educativos (PE's) de cinco concelhos do país, desenvolvida no âmbito do Projecto ESCXEL (Rede de Escolas de Excelência), com o objectivo de aferir como se configura nesse documento a relação escola-comunidade, em termos da presença da comunidade na missão da instituição, no seu papel na elaboração e avaliação do documento e no grau de concretização e explicitação das parcerias. Esse olhar sobre a "visão institucional" será complementado por um estudo de 25 entrevistas a directores de escola e de turma sobre o mesmo tema.
O estudo revelou uma certa naturalização do discurso, pautada por baixos níveis de objectivação dessa relação, além de alguma incoerência entre a visão "institucional" e individual, não havendo diferenças significativas entre contextos. A reflexão sobre não-ditos remeter-nos-á para o questionamento da função do PE enquanto documento de planificação estratégica da escola, face à difícil cristalização das práticas relacionais para lá da retórica discursiva. Contudo, não deixaremos de avançar hipóteses sobre as potencialidades desta relação enquanto inovação organizacional da escola, partindo dos nossos casos concretos.

Artigo


http://feupload.fe.up.pt/get/mQBvO9pbTmcsUhl

Sem comentários:

Enviar um comentário