segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Jorge Manuel Salgado Simões - Torres Novas. Território Educativo. Território Educador. Experiências de intervenção local em Educação

Resumo

Com a presente comunicação pretende-se debater a intervenção local em educação, a partir da dialéctica de construção do território educativo e do território educador. Para tal, parte-se das experiências do município de Torres Novas e da sua intervenção na área da educação, na perspectiva dos equipamento e ofertas educativas disponibilizadas, mas também em consonância com a construção de um território centrado no desenvolvimento integral dos seus cidadãos, em linha com os princípios da Carta das Cidades Educadoras.
Entre as preocupações que se colocam actualmente à gestão municipal, e que estão na base da participação de Torres Novas no movimento das cidades educadoras, destaque para as questões da participação, da identificação e da mobilização dos cidadãos para as questões colectivas, entre outros problemas dos espaços urbanos na actualidade, como a fragmentação social, as questões ambientais e de ordenamento do território, ou a conservação e divulgação do património cultural.
Algumas das respostas para as questões identificadas são experimentadas com o desenvolvimento de projectos municipais na área da educação formal e informal, nomeadamente: um plano de reconversão de todo o edificado ao nível da educação pré-escolar e do 1.° ciclo, e respectivo apetrechamento, um projecto de actividades de enriquecimento curricular com preocupações de qualificação das aprendizagens, em condições de igualdade e de partilha de equipamentos públicos entre a comunidade escolar; a realização de uma feira do ambiente com o envolvimento de vários actores locais e nacionais a actuar na área; ou ainda a estruturação de actividades e serviços educativos em equipamentos culturais da cidade, como o museu, a biblioteca ou o teatro municipal, reconhecendo as potencialidades educadoras da cultura e do património local.
Potencialidades, virtudes, limitações e constrangimentos da intervenção municipal na área da educação: o dia-a-dia e o devir na construção de um território simultaneamente educativo e educador em Torres Novas.

Artigo

http://feupload.fe.up.pt/get/GVpPfyopEnSzHk5

Sem comentários:

Enviar um comentário