segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Cristina Roldão - Um Retrato dos Trajectos de Contratendência de Sentido Ascendente no Ensino Secundário

Resumo

Os casos de elevado sucesso escolar provenientes de contextos familiares desfavorecidos são particularmente sedutores por desafiarem, à primeira vista, a “esperada”, e amplamente estudada, correlação entre desigualdades sociais e escolares. É em França e a partir da década de 90 que começam a surgir as primeiras pesquisas sobre este tipo de trajecto. São, na sua maioria, estudos de índole qualitativa, centrados nas famílias e tematicamente articulados com as questões do acesso à educação por parte de descendentes de imigrantes.
Embora esse não fosse o enfoque principal da pesquisa, o “Projecto ETES: Os Estudantes e os seus Trajectos no Ensino Superior: sucesso e insucesso, factores e processos, promoção de boas práticas” (Costa e Lopes, 2008), desenvolve uma análise de índole biográfica (retratos sociológicos) sobre aquilo a que se chamou trajectos escolares de contratendência. Pretende-se desenvolver na presente comunicação um retrato extensivo das características sociais e escolares dos estudantes neste tipo de trajectos, utilizando-se para isso os dados recolhidos através do inquérito por questionário “Estudantes à Saída do Nível Secundário de Ensino 2009/10” (amostra não probabilística), do Observatório de Trajectos dos Estudantes do Ensino Secundário (OTES-GEPE/ME).

Artigo

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