segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Armando Paulo Ferreira Loureiro - Sociologia da Educação: novos territórios e agentes educativos

Resumo

A sociologia da educação tem, tradicionalmente, centrado a sua atenção na instituição escola e a justificação de tal facto deve-se ao relevo que esta tem tido. No entanto, outros territórios e agentes educativos vêm assumindo um papel cada vez mais pertinente no contexto educativo, com particular incidência no campo da educação de adultos. Estes agentes assumem inclusive funções que até há bem pouco tempo eram exclusivas da escola, como seja a da certificação escolar. Que territórios e agentes educativos são esses? Quem são esses novos “profissionais” e o que fazem em concreto? E os novos públicos, quem são? O que os motiva a procurar todo um conjunto de novas ofertas educativas? Que efeitos sociais resultam dessa certificação? Por outro lado, o próprio território/agente educativo escola se vem redefinindo à luz de parte desta mesma oferta educativa no campo da educação de adultos. De que forma esta nova realidade tem sido vivida pela escola e pelos seus professores? Estas são algumas questões a que, na nossa perspectiva, a sociologia da educação deve procurar dar resposta de forma mais intensa. O principal objectivo desta comunicação é debater essa necessidade, que já tem sido levantada entre nós por alguns autores, procurando trazer para a mesma alguns dados empíricos.

Artigo


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