segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Teresa Seabra, Patrícia Ávila, Leonor Castro, Vera Henriques - Diferentes desempenhos de populações escolares semelhantes

Resumo

Até que ponto podem revelar desempenhos desiguais escolas cuja população escolar é semelhante social e culturalmente? Qual a amplitude da variação dos desempenhos? Que o poder tem cada escola de modelar as trajectórias escolares dos seus alunos? O que contribui positiva ou negativamente para o desempenho dos diferentes grupos de alunos?
Tomando como referência os resultados obtidos nas provas de aferição do 4º e do 6º ano, realizadas pelos alunos da AML no final do ano lectivo de 2008/09, compara-se o desempenho obtido por cada escola (média dos resultados dos alunos) e o perfil das respectivas populações escolares. Foi possível identificar escolas cujos resultados dos se situam acima ou abaixo do que seria expectável, considerando as condições sociais em que vivem os seus alunos e, complementarmente, explorar algumas das condições organizacionais que potenciam ou reduzem as possibilidades de êxito escolar.

Sem comentários:

Enviar um comentário