segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Elsa Guedes Teixeira - Percursos Singulares de Jovens no Ensino Superior

Resumo

Estudo sobre trajectórias de sucesso escolar de grupos sociais desfavorecidos no ensino superior, que pretende contribuir para o debate dos conceitos de habitus e de disposições em Bourdieu e Lahire. Escolhendo um caminho que tradicionalmente tem sido trabalhado em grande parte pela Psicologia, ou que, quando tratado pela Sociologia ou pelas Ciências da Educação, tem sido analisado pela vertente do insucesso, pretende-se compreender sociologicamente o sucesso escolar em situações adversas, não o explicando em termos de mérito individual, propondo a compreensão sociológica de histórias singulares.
Através da construção de quatro percursos biográficos e da análise de quarenta processos sociais de bolseiros, pretendeu-se estudar as trajectórias de sucesso, tentando compreender as implicações que o estilo educativo e a coesão familiar, bem como as estratégias familiares têm no sucesso escolar (estudando a contribuição específica destas famílias para o sucesso escolar dos filhos).
Foram verificados como factores explicativos do sucesso escolar dos jovens estudados os seguintes: leitura precoce; cálculo racional do percurso escolar dos filhos e disposições familiares ascéticas; ordem moral doméstica de rigor, valorização do estudo e trabalho escolar, acompanhamento do trabalho escolar, valorizando a auto-regulação; estilo de educação contratualista e papel fulcral da figura feminina (mãe). Verifica-se ainda que a frustração das ambições escolares dos pais funciona como alavanca para o sucesso dos filhos, o que permite compreender este fenómeno como parte da trajectória familiar geracional.

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