segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Patrícia Torres de Barros, Isabel Candeias - Projecto curricular integrado: uma experiência de investigação-acção no contexto de uma turma de 8º ano de um Percurso Curricular Alternativo

Resumo

A reorganização curricular do Ensino Básico implica a construção de projectos curriculares com o objectivo de adequar os processos de ensino e de aprendizagem à realidade de cada escola e de cada turma. Esta exigência trouxe à tona uma discussão sobre as possibilidades concretas de articular as orientações curriculares nacionais e a diversidade cultural presente na sociedade actual e que se reflectem nas comunidades educativas.
Assim, considerando esta realidade, o presente estudo tem como objectivo principal detalhar o processo de construção (concepção, desenvolvimento e avaliação) do projecto curricular de integrado de uma turma, de uma escola básica do norte de Portugal, focando os seus pressupostos, finalidades e objectivos. O Projecto Curricular de Turma (PCT) concretiza-se através do projecto de intervenção “Um Percurso Alternativo para o Sucesso”, dinamizado no ano lectivo 2009/2010 e início do ano lectivo 2010/2011, através da expansão do currículo de um Percurso Curricular Alternativo (PCA) experienciado no 5.º, 6.º e 7.º anos para um curso de educação e formação no 8.º ano como forma de ajustar o percurso destes jovens à oferta do mercado de trabalho e às suas próprias capacidades. Neste sentido, a investigação-acção foi escolhida como a estratégia de intervenção/inovação, para potenciar a aprendizagem dos alunos e o desenvolvimento profissional dos professores.
Neste estudo, propomo-nos a analisar algumas actividades implementadas no âmbito do projecto de IA identificando papéis dos professores e alunos, as aprendizagens realizadas pelos educandos e o processo investigativo realizado pelos professores.

Artigo

http://feupload.fe.up.pt/get/FeQS3M5DXz73sVv

Sem comentários:

Enviar um comentário