segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sandra Saúde, Sandra Lopes - Aprendizagens e Percursos Formativos: Interligações e Disrupções. O estudo de caso dos técnicos de Animação Sociocultural

Resumo

Tendo por base as características e especificidades do perfil de competências/de actuação do profissional de Animação Sociocultural, a comunicação que nos propomos apresentar centrar-se-á na exploração e discussão da forma como esse perfil é construído/modelado pelo processo formativo (nomeadamente de nível superior) e vivenciado/reajustado em função dos contextos de trabalho em que intervém (serviços educativos, bibliotecas, museus, lares de idosos, actividades de tempos livres, entre outros).
Tendo por base um conceito de educação/ formação como um processo que deverá capacitar os indivíduos para autonomamente serem activos no seu percurso de aprendizagem e de se qualificarem de acordo com as exigências formativas exigidas pelos contextos profissionais em que participam, interessa-nos reflectir sobre o alcance deste pressuposto no âmbito da formação/intervenção destes profissionais. Deste modo, através do percurso empírico que suportará a análise, pretendemos compreender se e de que forma as necessidades de desenvolvimento de competências específicas e de aquisição de novos conhecimentos necessários aos contextos de trabalho contribuem para a manutenção ou modificação do perfil de competências consolidado durante a sua formação inicial conferindo-lhes, quando em interacção com outros profissionais, um campo diferenciado de actuação.

Artigo

http://feupload.fe.up.pt/get/CT2w6JfnNkcTtr7

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