segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Angelina Carvalho, Manuela Ramôa - Do Centro às Periferias: do Programa TEIP 2 aos projectos TEIP

Resumo

Algumas escolas interpretaram, reinscreveram e deram corpo, através das suas práticas, a um projecto – escolas TEIP – inscrito no Programa TEIP 2.
Evocando a necessidade de combater as situações de exclusão e de abandono escolar, este Programa corporiza políticas educativas nacionais e pretende ser concretizado por um projecto de escola. O Programa TEIP 2, apoiando-se no princípio da discriminação positiva em prol da igualdade de oportunidades e num conceito de comunidade alargada, de responsabilidade dos diferentes actores e/ou parceiros do projecto, propunha-se “activar” a participação da comunidade local e envolver, implicando-a, toda a comunidade escolar.
A partir do trabalho com algumas escolas/agrupamento TEIP, na qualidade de perito externo, pudemos fazer um acompanhamento crítico de percursos, avanços, recuos e reinterpretações. Tentámos ler o sentido e significado das discrepâncias entre os discursos explícitos e implícitos, entre o prescrito e o sugerido, entre o desejado e o concretizado.
Em escolas diferentes encontrar-se-ão diferentes conceitos de territórios quer na definição quer na concretização dos projectos.
As dinâmicas da tutela e das escolas; as diferentes expectativas que vão desde a concepção e redacção do projecto ao seu desenvolvimento; as dinâmicas das escolas e dos actores; as micro políticas nas organizações, as resistências e potencialidades, poderão ajudar a compreender algumas das dimensões inscritas nas respostas das organizações aos mandatos que detêm.

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