segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Nuno Manuel Ferreira Vicente Serra - Para além das imagens da educação e das políticas educativas. Representações dos alunos do ensino profissional sobre o papel da escola nos seus percursos biográficos

Resumo

No texto intitulado Para além das imagens da educação e das políticas educativas, pretende-se a partir de um estudo de caso realizar uma interpretação das representações dos alunos do ensino profissional sobre o papel da escola nos seus percursos biográficos, identificando as formas como a operacionalização de uma política educativa pode resultar na inversão de vectores de exclusão, criados a partir da marginalização em relação ao sistema educativo. Com exercícios de sociologia compreensiva ou interpretativa, observa-se a forma como determinadas regras de funcionamento deste tipo de ensino se concretizam nos indivíduos sob a forma de motivação, conseguindo fazê-los empreender uma reconciliação com a escola.
Tendo em consideração o insucesso anterior no percurso escolar da maior parte dos alunos que frequenta o ensino profissional, entende-se a mudança para uma situação marcada pelo sucesso, como o resultado do exercício das funções de novas representações sociais com incidência num outro nível de comunicação e construção da realidade. A abordagem às representações sociais possibilita a interpretação de significados através da desconstrução dos mecanismos através dos quais os actores sociais operacionalizam um conjunto de práticas sedimentadas em processos identitários, numa rede de processos de empowerment institucional e self-empowerment.
A escola do estudo de caso é reconhecida como um sistema interactivo cujo funcionamento tem que ser compreendido com referência a um ambiente social mais amplo, o que quebra claramente a afirmação de mecanismos de exclusão. Aquela que é sentida perante o insucesso, por parte de cada um dos actores, é contornada através da forma como estes são projectados a partir da escola para outros espaços, dinamizando processos de integração e inserção social, motivadores do incremento da auto-estima. Os indicadores sobre as diferenças de rendimento entre cursos de escolas secundárias e profissionais, sustenta a necessidade de uma interpretação reflexiva sobre os factores que as justificam.

Artigo


http://feupload.fe.up.pt/get/V8wrfA76FzhsHfU

Sem comentários:

Enviar um comentário