segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Paulo Marinho, Elisabete Ferreira - Os jovens num território educativo de intervenção prioritária (TEIP): oportunidades e sentidos

Resumo

No desígnio de uma escola pública baseada na promoção da educação para todos, com qualidade, orientada para a promoção da dignidade da pessoa humana, a igualdade de oportunidades e a equidade social (Preâmbulo do Despacho normativo nº 55/2008) assenta a criação do segundo Programa de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). Territórios focalizados em contextos sociais e economicamente degradados em que algumas escolas se inserem e nos quais muitas crianças e jovens se encontram em situações de risco de exclusão social e escolar. Neste contexto, estes territórios assumem vários objectivos centrais, tais como: a melhoria da qualidade das aprendizagens; o combate ao abandono escolar; a criação de condições que favoreçam a orientação educativa e transição qualificada da escola para a vida activa (Despacho normativo nº 55/2008). Assim, nesta comunicação, partimos de estudos exploratórios e da experiência de consultoria e assessoria em territórios TEIP, cumprindo o objectivo de apresentar indicadores dos percursos escolares de jovens num Território Educativo Prioritário e (re)descobrir sentidos nas experiências vivenciadas. Trazemos através da análise dos discursos dos jovens, e de materiais diversos, a acção e os saberes em construção dos jovens nestes territórios – escola. No limite, pretende-se dar a vez e trazer (outros) sentidos escolares da juventude, sem discriminação e pelo direito à diferença.

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